(UNESP - 2014/2 - 1a fase)
As chuvas torrenciais que costumam causar tormentas nesta época do ano em diversas cidades brasileiras desapareceram neste verão. O lugar delas foi tomado por uma seca considerada atípica e por muito calor. Este é, sem dúvida, um verão de recordes. São Paulo registra há mais de 48 dias seguidos temperaturas máximas acima dos 30°C, mais do que as médias históricas dos meses de dezembro, janeiro e fevereiro registradas nos verões dos últimos 20 anos.
(http://brasil.elpais.com. Adaptado.)
A dinâmica de circulação atmosférica tem importante papel na definição dos regimes climáticos predominantes em cada região brasileira. Dentre as razões que explicam a excepcional estiagem e as elevadas temperaturas que assolaram a região Centro-Sul do Brasil em janeiro e fevereiro de 2014 estão
a manifestação do fenômeno La Niña e o reforço das condições climatológicas de ambiente quente e seco por questões sazonais.
a incidência de uma zona de alta pressão atmosférica e o predomínio de uma massa de ar quente e seca.
a ocorrência de uma zona de baixa pressão atmosférica e a passagem de uma massa de ar quente e seca.
a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul e o predomínio de uma massa de ar quente e seca.
a presença da Zona de Convergência Intertropical e a existência de um evento climático extremo de subsidência da umidade em superfície.