ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UNESP - 2015/2 - 1 FASE)Em 2014, a Companhia de E

(UNESP - 2015/2 - 1ª FASE) Em 2014, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implantou duas faixas para pedestres na diagonal de um cruzamento de ruas perpendiculares do centro de São Paulo. Juntas, as faixas formam um ‘X’, como indicado na imagem. Segundo a CET, o objetivo das faixas foi o de encurtar o tempo e a distância da travessia.

Antes da implantação das novas faixas, o tempo necessário para o pedestre ir do ponto A até o ponto C era de 90 segundos e distribuía-se do seguinte modo: 40 segundos para atravessar \(\bar{AB}\), com velocidade média v; 20 segundos esperando o sinal verde de pedestres para iniciar a travessia \(\bar{BC}\); e 30 segundos para atravessar \(\bar{BC}\), também com velocidade média v. Na nova configuração das faixas, com a mesma velocidade média v, a economia de tempo para ir de A até C, por meio da faixa \(\bar{AC}\), em segundos, será igual a

A

20.

B

30.

C

50.

D

10.

E

40.