(UNESP - 2021 - 1ª fase - DIA 2)
Pode acontecer que, para a educação do verdadeiro filósofo, seja preciso que ele percorra todas as gradações nas quais os “trabalhadores da filosofia” estão instalados e devem permanecer firmes: ele deve ter sido crítico, cético, dogmático e histórico e, ademais, poeta, viajante, moralista e vidente e “espírito livre”, tudo enfim para poder percorrer o círculo dos valores humanos, dos sentimentos de valor, e poder lançar um olhar de múltiplos olhos e múltiplas consciências, da mais sublime altitude aos abismos, dos baixios para o alto. Mas tudo isso é apenas uma condição preliminar da sua incumbência. Seu destino exige outra coisa: a criação de valores.
(Friedrich Nietzsche. Além do bem e do mal, 2001. Adaptado.)
No texto, Nietzsche propõe que a formação do filósofo deve
assegurar e manter os poderes políticos do governante.
conhecer e extrapolar as práticas de vida, os sentimentos e os valores presentes na sociedade.
privilegiar e fortalecer o papel da religião nas atitudes críticas perante a vida e os humanos.
restringir-se ao terreno da reflexão na busca por uma verdade absoluta.
retomar a origem una e indivisível dos humanos, na busca de sua liberdade de natureza.