(UNESP - 2023)
A expressão “Educação Ambiental” passou a ser usada como termo genérico para algo que se aproximaria de tudo o que pudesse ser acolhido sob o guarda-chuva das “boas práticas ambientais” ou ainda dos “bons comportamentos ambientais”. Mas, mesmo assim, restaria saber: que critérios definiriam as tais boas práticas? Do ponto de vista de quem são boas? […] Com base em que concepção de meio ambiente certas práticas sociais estariam sendo classificadas como ambientalmente adequadas ou inadequadas?
(Isabel C. de M. Carvalho. Educação ambiental, 2012.)
A expressão “Educação Ambiental” envolve outros aspectos importantes, tais como:
natural e ético, que regulariam, por exemplo, o custo de acesso para grupo social aos espaços naturais.
físico e cognitivo, que cessariam, por exemplo, o vínculo do indivíduo com o espaço que habita.
econômico e cultural, que questionariam, por exemplo, o acesso e o uso de recursos naturais.
étnico e cultural, que determinariam, por exemplo, os limites de crescimento para as áreas urbanas.
político e social, que problematizariam, por exemplo, a supervalorização de áreas verdes para o lazer.