(UNICAMP - 2009 - 2 FASE - Questão 12)
As medidas astronômicas desempenharam papel vital para o avanço do conhecimento sobre o Universo. O astrônomo grego Aristarco de Samos (310 - 230 a.C.) determinou a distância Terra-Sol e o diâmetro do Sol. Ele verificou que o diâmetro do Sol é maior que o da Terra e propôs que a Terra gira em torno do Sol.
a) Para determinar a distância Terra-Sol \(d_S\), Aristarco mediu o ângulo \(\alpha\) formado entre o Sol e a Lua na situação mostrada na figura a seguir. Sabendo-se que a luz leva 1,3 s , para percorrer a distância Terra-Lua \(d_L\), e que medidas atuais fornecem um valor de \(\alpha = 89,85^o\) , calcule \(d_S\) .
Dados:
velocidade da luz: \(c = 3,0 \times 10^8 m/s\)
\(cos (89,85^o) =sen (0,15^o) = 2,6 \times 10^{-3}\)
b) O telescópio Hubble, lançado em 1990, representou um enorme avanço para os estudos astronômicos. Por estar orbitando a Terra a 600 km de altura, suas imagens não estão sujeitas aos efeitos da atmosfera. A figura abaixo mostra um desenho esquemático do espelho esférico primário do Hubble, juntamente com dois raios notáveis de luz. Se F é o foco do espelho, desenhe na figura a continuação dos dois raios após a reflexão no espelho.