(UNIFESP-2004) Tomando como referência os processos de formação de palavras, dada a relação com o som produzido pelos eqüinos quando em movimento, a palavra Pocotó é formada a partir de uma:
(UNIFESP - 2004) No Manifesto da Poesia Pau-Brasil, Oswald de Andrade faz o seguinte comentrio sobre os poetas parnasianos: S no se inventou uma mquina de fazer versos - j havia o poeta parnasiano. O que o poeta modernista est criticando nos parnasianos
(UNIFESP-2004) TEXTO 1 ... a serpente mostrava ser a mais cautelosa de todos os animais selváticos do campo, que Jeová Deus havia feito. Assim, ela começou dizer à mulher: É realmente assim que Deus disse, que não deveis comer de toda árvore do jardim? A isso a mulher disse à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer. Mas quanto a comer do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus disse: Não deveis comer dele, não, nem deveis tocar nele, para que não morrais. A isso a serpente disse à mulher: Positivamente não morrereis. Porque Deus sabe que, no mesmo dia que em que comerdes dele, forçosamente se abrirão os vossos olhos e forçosamente sereis como Deus, sabendo o que é bom e o que é mau. Conseqüentemente, a mulher viu que a árvore era boa para alimento e que era algo para os olhos anelarem, sim, a árvore desejável para se contemplar. De modo que começou a tomar do seu fruto e a comê-lo. Depois deu também dele a seu esposo, quando estava com ela, e ele começou a comê-lo. Abriram-se então os olhos e começaram a perceber que estavam nus. Por isso coseram folhas de figueira e fizeram para si coberturas para os lombos. (Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas.) TEXTO 2 Você já ouviu a história de Adão e Eva? Se não leu, certamente ouviu alguém contar, e deve se lembrar do que aconteceu com os dois. Com os dois e com a serpente, é claro. Conta a Bíblia que Adão e Eva viviam muito felizes no Paraíso, onde só havia uma proibição: eles não podiam experimentar o gosto da maçã. Adão, mais obediente, bem que não queria comer a tal da maçã. Mas Eva falou tão bem dela, fez com que parecesse tão gostosa, que o pobre coitado não resistiu. Foi dar a primeira mordida e perder o lugar no Paraíso... Se Eva vivesse hoje, seria uma ótima publicitária, uma profissional de propaganda. Afinal, ela soube convencer Adão de que valia a pena pagar um preço tão alto por uma simples maçã. Mas, se a gente pensar bem, Eva não foi a primeira publicitária. Antes dela, houve uma outra, a serpente. Simbolizando o demônio, foi a serpente que criou, na mulher, o desejo de experimentar o fruto proibido. E, assim, nasceu a propaganda. (André Carvalho Sebastião Martins. Propaganda.) __________________________________________________________________________________________________________________________________________ A frase ... Deus disse: Não deveis comer dele, não, nem deveis tocar nele, para que não morrais. , em que há as falas de Eva e de Deus no texto 1, em discurso indireto corresponde a
(UNIFESP-2004) Fora de si eu fico louco eu fico fora de si eu fica assim eu fica fora de mim eu fico um pouco depois eu saio daqui eu vai embora eu fico fora de si eu fico oco eu fica bem assim eu fico sem ningum em mim (Arnaldo Antunes) A leitura do poema permite afirmar corretamente que o poeta explora a ideia de
(UNIFESP-2004) Andar! Pero Marques seja! Quero tomar por esposo quem se tenha por ditoso de cada vez que me veja. Meu desejo eu retempero: asno que me leve quero, não cavalo valentão: antes lebre que leão, antes lavrador que Nero. Sobre a Farsa de Inês Pereira, é correto afirmar que é um texto de natureza
(UNIFESP - 2004) Leia a cantiga seguinte, de Joan Garcia de Guilhade. Un cavalo non comeu seis meses nen sergueu mais prougua Deus que choveu, creceu a erva, e per cabo si paceu, e j se leva! Seu dono non lhi buscou cevada neno ferrou: mai-lo bon tempo tornou, creceu a erva, e paceu, e arriou, e j se leva! Seu dono non lhi quis dar cevada, neno ferrar; mais, cabo dum lamaal creceu a erva, e paceu, e arriar, e j se leva! (CD Cantigas from the Court of Dom Dinis. harmonia mundi usa, 1995.) A leitura permite afirmar que se trata de uma cantiga de