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VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(AFA - 2017)PARA SEMPRE JOVEM 1 - Recentemente, vi

Português | Interpretação de texto | noção de texto | fatores linguísticos e pragmáticos | fatores pragmáticos da textualidade
AFA 2017AFA PortuguêsTurma EsPCEx-AFA

(AFA - 2017) 

PARA SEMPRE JOVEM

1 - Recentemente, vi na televisão a propaganda de um jipe que saltava obstáculos como se fosse um cavalo de corrida. Já tinha visto esse comercial, mas comecei a prestar atenção na letra da música, soando

5 - forte e repetindo a estrofe de uma canção muito conhecida, “forever Young...I wanna live forever and Young...(para sempre jovem...quero viver para sempre e jovem). Será que, realmente, queremos viver muito e, de preferência, para sempre jovens? (...)

10 - O crescimento da população idosa nos países desenvolvidos é uma bomba-relógio que já começa a implodir os sistemas previdenciários, despreparados para amparar populações com uma média de vida em torno de 140 anos. A velhice se tornou uma epidemia

15 - incontrolável nos países desenvolvidos. Sustentar a população idosa sobrecarrega os jovens, cada vez em menor número, pois, nesses países, há também um declínio da natalidade. Será isso socialmente justo? Uma pessoa muito longeva consome

20 - uma quantidade total de alimentos muito maior do que as outras, o que contribui para esgotar mais rapidamente os recursos finitos do planeta e agravar ainda mais os desequilíbrios sociais. Para que uns poucos possam viver muito, outros terão de passar fome. Será que, em

25 - um futuro breve, teremos uma guerra de extermínio aos idosos, como na ficção do escritor argentino Bioy Casares, O diário da guerra do porco? Seria uma guerra justa? /.../

(TEIXEIRA, João. Para sempre jovens. In: Revista Filosofia: ciência & vida. Ano VII, n. 92, março-2014, p. 54.)

 

Elementos de modalização são responsáveis por expressar intenções e pontos de vista do enunciador. Por intermédio deles, o enunciador inscreve no texto seus julgamentos e opiniões sobre o conteúdo, fornecendo ao interlocutor “pistas” de reconhecimento do efeito de sentido que pretende produzir. Observe os elementos de modalização destacados nos excertos e as respectivas análises.

I. “...e agravar ainda mais os desequilíbrios sociais.” (l.22 e 23) – O advérbio destacado ratifica a ideia de que a situação que já é caótica vai piorar.

II. “...terão de passar fome.” (l.24) – O verbo auxiliar utilizado ressalta a total falta de saída para os jovens.

III. “Será que, realmente, queremos viver muito...” (l.08) – O advérbio utilizado reforça o questionamento sobre o desejo de viver muito, presente no senso comum.

IV. “...queremos viver muito e, de preferência, para sempre jovens?” (l.08 e 09) – A locução adverbial sugere que a vida longa será também de qualidade.

 

Apresentam afirmações corretas as alternativas

A

I e II apenas.

B

III e IV apenas.

C

I, II e III apenas.

D

I, II, III e IV.