(ENEM - 2009)
A partir da metade do século XX, ocorreu um conjunto de transformações econômicas e sociais cuja dimensão é difícil de ser mensurada: a chamada explosão da informação. Embora essa expressão tenha surgido no contexto da informação científica e tecnológica, seu significado, hoje, em um contexto mais geral, atinge proporções gigantescas.
Por estabelecerem novas formas de pensamento e mesmo de lógica, a informática e a Internet vêm gerando impactos sociais e culturais importantes. A disseminação do microcomputador e a expansão da Internet vêm acelerando o processo de globalização tanto no sentido do mercado quanto no sentido das trocas simbólicas possíveis entre sociedades e culturas diferentes, o que tem provocado e acelerado o fenômeno de hibridização amplamente caracterizado como próprio da pósmodernidade.
FERNANDES, M. F.; PARÁ, T. A contribuição das novas tecnologias da informação na geração de conhecimento. Disponível em: http://www.coep.ufrj.br. Acesso em: 11 ago. 2009 (adaptado).
Considerando-se o novo contexto social e econômico aludido no texto apresentado, as novas tecnologias de informação e comunicação
desempenham importante papel, porque sem elas não seria possível registrar os acontecimentos históricos.
facilitam os processos educacionais para ensino de tecnologia, mas não exercem influência nas ciências humanas.
limitam-se a dar suporte aos meios de comunicação, facilitando sobretudo os trabalhos jornalísticos.
contribuem para o desenvolvimento social, pois permitem o registro e a disseminação do conhecimento de forma mais democrática e interativa.
estão em estágio experimental, particularmente na educação, área em que ainda não demonstraram potencial produtivo.