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VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(ENEM - 2009)Diferentemente do texto escrito, que

(ENEM - 2009)

Diferentemente do texto escrito, que em geral compele os leitores a lerem numa onda linear – da esquerda para a direita e de cima para baixo, na página impressa – hipertextos encorajam os leitores a moverem-se de um bloco de texto a outro, rapidamente e não sequencialmente. Considerando que o hipertexto oferece uma multiplicidade de caminhos a seguir, podendo ainda o leitor incorporar seus caminhos e suas decisões como novos caminhos, inserindo informações novas, o leitor-navegador passa a ter um papel mais ativo e uma oportunidade diferente da de um leitor de texto impresso. Dificilmente dois leitores de hipertextos farão os mesmos caminhos e tomarão as mesmas decisões.

MARCUSCHI, L. A. Cognição, linguagem e práticas interacionais. Rio: Lucerna, 2007.

No que diz respeito à relação entre o hipertexto e o conhecimento por ele produzido, o texto apresentado deixa claro que o hipertexto muda a noção tradicional de autoria, porque:

A

é o leitor que constrói a versão final do texto.

B

o autor detém o controle absoluto do que escreve.

C

aclara os limites entre o leitor e o autor.

D

propicia um evento textual-interativo em que apenas o autor é ativo.

E

só o autor conhece o que eletronicamente se dispõe para o leitor.