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Questões de Filosofia - ENEM | Gabarito e resoluções

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Questão 54
2023Filosofia

(ENEM - 2023) Eu poderia concluir que a raiva um pensamento, que estar com raiva pensar que algum detestvel, e que esse pensamento, como todos os outros assim como Descartes o mostrou , no poderia residir em nenhum fragmento de matria. A raiva seria, portanto, esprito. Porm, quando me volto para minha prpria experincia da raiva, devo confessar que ela no estava fora do meu corpo, mas inexplicavelmente nele. MERLEAU-PONTY, M. Quinta conversa: o homem visto de fora. So Paulo: Martins Fontes, 1948 (adaptado). No que se refere ao problema do corpo, a filosofia cartesiana apresenta-se como contraponto ao entendimento expresso no texto por

Questão 57
2023Filosofia

(ENEM - 2023) Quem se mete pelo caminho do pedido de perdo deve estar pronto a escutar uma palavra de recusa. Entrar na atmosfera do perdo aceitar medir-se com a possibilidade sempre aberta do imperdovel. Perdo pedido no perdo a que se tem direito [devido]. com o preo destas reservas que a grandeza do perdo se manifesta. RICOEUR, P. O perdo pode curar. Disponvel em: www.lusosofia.net. Acesso em: 14 out 2019. A reflexo sobre o perdo apresentada no texto encontra fundamento na(s)

Questão 79
2023Filosofia

(ENEM - 2023) TEXTO I Gerineldo dorme porque j est conformado com o seu mundo. Porque j sabe tudo o que lhe pode acontecer aps haver submetido todos os objetos que o rodeiam a um minucioso inventrio de possibilidades. Seu apartamento, mais que um apartamento, uma teoria de sorte e de azar. Melhor que ningum, Gerineldo conhece o coeficiente da dilatao de suas janelas e mantm marcado no termmetro, com uma linha vermelha, o ponto em que se quebraro os vidros, despedaados em estilhaos de morte. Sabe que os arquitetos e os engenheiros j previram tudo, menos o que nunca j aconteceu. MARQUEZ, G. G. O pessimista. In: Textos do Caribe. Rio de Janeiro: Record, 1981. ТЕХТО II A situao o sujeito inteiro (ele no nada a no ser a sua situao) e tambm a coisa inteira (nunca h mais nada seno as coisas). o sujeito a elucidar as coisas pela sua prpria superao, se assim quisermos; ou so as coisas a reenviar ao sujeito a imagem dele. a total facticidade, a contingncia absoluta do mundo, do meu nascimento, do meu lugar, do meu passado, dos meus redores e a minha liberdade sem limites que faz com que haja para mim uma facticidade. SARTRE, J.-P. O ser e o nada: ensaio de ontologia fenomenolgica. Petrpolis: Vozes, 1997 (adaptado). A postura determinista adotada pelo personagem Gerineldo contrasta com a ideia existencialista contida no pensamento filosfico de Sartre porque

Questão 81
2023Filosofia

(ENEM - 2023) A economia das ilegalidades se reestruturou com o desenvolvimento da sociedade capitalista. A ilegalidade dos bens foi separada da ilegalidade dos direitos. Diviso que corresponde a uma oposio de classes, pois, de um lado, a ilegalidade mais acessvel s classes populares ser a dos bens transferncia violenta das propriedades; de outro, burguesia, ento, se reservar a ilegalidade dos direitos: a possibilidade de desviar seus prprios regulamentos e suas prprias leis; e essa grande redistribuio das ilegalidades se traduzir at por uma especializao dos circuitos judicirios; para as ilegalidades de bens para o roubo os tribunais ordinrios e os castigos; para as ilegalidades de direitos fraudes, evases fiscais, operaes comerciais irregulares jurisdies especiais com transaes, acomodaes, multas atenuadas etc. FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da priso. Petropolis: Vozes, 1987. O texto apresenta uma relao de clculo politico-econmico que caracteriza o poder punitivo por meio da

Questão 90
2023Filosofia

(ENEM - 2023) No tinha outra filosofia. Nem eu. No digo que a Universidade me no tivesse ensinado alguma; mas eu decorei-lhe s as frmulas, o vocabulrio, o esqueleto. Tratei-a como tratei o latim; embolsei trs versos de Virglio, dois de Horcio, uma dzia de locues morais e polticas, para as despesas da conversao. Tratei-os como tratei a histria e a jurisprudncia. Colhi de todas as cousas a fraseologia, a casca, a ornamentao. ASSIS, M. Memrias pstumas do Brs Cubas. Belo Horizonte: Autntica. 1999. A descrio crtica do personagem de Machado de Assis assemelha-se s caractersticas dos sofistas, contestados pelos filsofos gregos da Antiguidade, porque se mostra alinhada

Questão 47
2022FilosofiaSociologia

(ENEM - 2022) Sempre que a relevncia do discurso entra em jogo, a questo torna-se poltica por definio, pois o discurso que faz do homem um ser poltico. E tudo que os homens fazem, sabem ou experimentam s tem sentido na medidaem que pode ser discutido. Haver, talvez, verdades que ficam alm da linguagem e que podem ser de grande relevncia para o homem no singular, isto , para o homem que, seja o que for, no um ser poltico. Mas homens no plural, isto , os homens que vivem e se movem e agem neste mundo, s podem experimentar o significado das coisas por poderem falar e ser inteligveis entre si e consigo mesmos. ARENDT, H.A condio humana. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2004. No trecho, a filsofa Hannah Arendt mostra a importncia da linguagem no processo de

Questão 57
2022FilosofiaSociologia

(ENEM - 2022) O leproso visto dentro de uma prtica de rejeio, ao exlio-cerca; deixa-se que se perca l dentro como numa massa que no tm muita importncia diferenciar; os pestilentos so considerados num policiamento ttico meticuloso onde as diferenciaes individuais so os efeitos limitantes de um poder que se multiplica, se articula e se subdivide. O grande fechamento por um lado; o bom treinamento por outro. A lepra e a sua diviso; a peste e seus recortes. Uma marcada; a outra, analisada e repartida. O exlio do leproso e a priso da peste no trazem consigo o mesmo sonho poltico. FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da priso. Petrpolis: Vozes, 1987. Os modelos autoritrios descritos no texto apontam para um sistema de controle que se baseia no(a)

Questão 80
2022Filosofia

(ENEM - 2022) Advento daPolis, nascimento da filosofia: entre as duas ordens de fenmenos, os vnculos so demasiado estreitos para que o pensamento racional no aparea, em suas origens, solidrio das estruturas sociais e mentais prprias da cidade grega. Assim recolocada na histria, a filosofia despoja-se desse carter de revelao absoluta que s vezes lhe foi atribudo, saudando, na jovem cincia dos jnios, a razo intemporal que veio encarnar-se no Tempo. A escola de Mileto no viu nascer a Razo; ela construiu uma Razo, uma primeira forma de racionalidade. Essa razo grega no a razo experimental da cincia contempornea. VERNANT, J. P. Origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Difel, 2002. Os vnculos entre os fenmenos indicados no trecho foram fortalecidos pelo surgimento de uma categoria de pensadores, a saber:

Questão 84
2022Filosofia

(ENEM - 2022) TEXTO I Uma filosofia da percepo que queira reaprender a ver o mundo restituir pintura e s artes em geral seu lugar verdadeiro. MERLEAU-PONTY, M. Conversas: 1948. So Paulo: Martins Fontes, 2004. TEXTO II Os grandes autores de cinema nos pareceram confrontveis no apenas com pintores, arquitetos, msicos, mas tambm com pensadores. Eles pensam com imagens, em vez de conceitos. DELEUZE, G. Cinema 1: a imagem-movimento. So Paulo: Brasiliense, 1983 (adaptado). De que modo os textos sustentam a existncia de um saber ancorado na sensibilidade?

Questão 86
2022Filosofia

(ENEM - 2022) Empdocles estabelece quatro elementos corporais fogo, ar, gua e terra , que so eternos e que mudamaumentando e diminuindo mediante mistura e separao;mas os princpios propriamente ditos, pelos quais somovidos, so o Amor e o dio. Pois preciso que oselementos permaneam alternadamente em movimento,sendo ora misturados pelo Amor, ora separados pelodio. SIMPLCIO. Fsica, 25, 21. In:Os pr-socrticos. So Paulo: NovaCultural, 1996. O texto prope uma reflexo sobre o entendimento deEmpdocles acerca da arch, uma preocupao tpica do pensamento pr-socrtico, porque

Questão 88
2022Filosofia

(ENEM - 2022) Entretanto, nosso amigo Basso tem o nimo alegre. Isso resulta da filosofia: estar alegre diante da morte, forte e contente qualquer que seja o estado do corpo, sem desfalecer, ainda que desfalea. Sneca, L. Cartas morais. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1990. O excerto refere-se a uma carta de Sneca na qual se apresenta como um bem fundamental da filosofia promover a

Questão 55
2021FilosofiaSociologia

(ENEM - 2021) Ao mesmo tempo, graas s amplas possibilidades que tive de observar a classe mdia, vossa adversria, rapidamente conclu que vs tendes razo, inteira razo, em no esperar dela qualquer ajuda. Seus interesses so diametralmente opostos aos vossos, mesmo que ela procure incessantemente afirmar o contrrio e vos queira persuadir que sente a maior simpatia por vossa sorte. Mas seus atos desmentem suas palavras. ENGELS, F. A situao da classe trabalhadora na Inglaterra. So Paulo: Boitempo, 2010. No texto, o autor apresenta delineamentos ticos que correspondem ao(s)

Questão 58
2021Filosofia

(ENEM - 2021) Scrates: Quem no sabe o que uma coisa , como poderia saber de que tipo de coisa ele ? Ou te parece ser possvel algum que no conhece absolutamente quem Mnon, esse algum saber se ele belo, se rico e ainda se nobre? Parece-te ser isso possvel? Assim, Mnon, que coisa afirmas ser a virtude?. PLATO. Mnon. Rio de Janeiro: PUC-Rio; So Paulo: Loyola, 2001 (adaptado). A atitude apresentada na interlocuo do filsofo com Mnon um exemplo da utilizao do(a)

Questão 66
2021Filosofia

(ENEM - 2021) A filosofia como uma rvore, cujas razes so a metafsica; o tronco, a fsica, e os ramos que saem do tronco so todas as outras cincias, que se reduzem a trs principais: a medicina, a mecnica e a moral, entendendo por moral a mais elevada e a mais perfeita porque pressupe um saber integral das outras cincias, e o ltimo grau de sabedoria. DESCARTES, R. Princpios da filosofia. Lisboa: Edies 70, 1997 (adaptado). Essa construo alegrica de Descartes, acerrca da condio epistemolgica da filosofia, tem como objetivo

Questão 67
2021Filosofia

(ENEM - 2021) Minha frmula para o que h de grande no indivduo amor fati: nada desejar, alm daquilo que , nem diante de si, nem atrs de si, nem nos sculos dos sculos. No se contentar em suportar o inelutvel, e ainda menos dissimul-lo, mas am-los. NIETZSCHE, apud FERRY, L.Aprender a viver:filosofia para os novos tempos. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010 (adaptado). Essa frmula indica por Nietzsche consiste em uma crtica tradio crist que

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