(Fgvrj 2016) Sua história tem pouca coisa de notável. Fora Leonardo algibebe em Lisboa, sua pátria; aborrecera-se porém do negócio, e viera ao Brasil. Aqui chegando, não se sabe por proteção de quem, alcançou o emprego de que o vemos empossado, e que exercia, como dissemos, desde tempos remotos. Mas viera com ele no mesmo navio, não sei fazer o quê, uma certa Maria da hortaliça, quitandeira das praças de Lisboa, saloia rechonchuda e bonitota. O Leonardo, fazendo-se-lhe justiça, não era nesse tempo de sua mocidade mal-apessoado, e sobretudo era maganão. Ao sair do Tejo, estando a Maria encostada à borda do navio, o Leonardo fingiu que passava distraído por junto dela, e com o ferrado sapatão assentou-lhe uma valente pisadela no pé direito. A Maria, como se já esperasse por aquilo, sorriu-se como envergonhada do gracejo, e deu-lhe também em ar de disfarce um tremendo beliscão nas costas da mão esquerda. Era isto uma declaração em forma, segundo os usos da terra: levaram o resto do dia de namoro cerrado; ao anoitecer passou-se a mesma cena de pisadela e beliscão, com a diferença de serem desta vez um pouco mais fortes; e no dia seguinte estavam os dois amantes tão extremosos e familiares, que pareciam sê-lo de muitos anos. Manuel Antônio de Almeida, Memórias de um Sargento de Milícias. No excerto, narram-se as circunstâncias em que travaram conhecimento Leonardo (Pataca) e Maria (da hortaliça), a bordo do navio que, procedente de Portugal, iria desembarcá-los no Rio de Janeiro. Considere as seguintes afirmações referentes ao excerto: I. A narrativa é isenta de traços idealizantes, seja no que se refere às personagens, seja no que se refere a suas relações amorosas. II. O ângulo de representação privilegiado pelo romancista é o da comicidade e do humor. III. A vivacidade da cena figurada no excerto deve-se à presença de um narrador-personagem, que participa da ação. Está correto o que se afirma em
(FGV - RJ - 2016) Sua histria tem pouca coisa de notvel. Fora Leonardo algibebe em Lisboa, sua ptria; aborrecera-se porm do negcio, e viera ao Brasil. Aqui chegando, no se sabe por proteo de quem, alcanou o emprego de que o vemos empossado, e que exercia, como dissemos, desde tempos remotos. Mas viera com ele no mesmo navio, no sei fazer o qu, uma certa Maria da hortalia, quitandeira das praas de Lisboa, saloia rechonchuda e bonitota. O Leonardo, fazendo-se-lhe justia, no era nesse tempo de sua mocidade mal-apessoado, e sobretudo era magano. Ao sair do Tejo, estando a Maria encostada borda do navio, o Leonardo fingiu que passava distrado por junto dela, e com o ferrado sapato assentou-lhe uma valente pisadela no p direito. A Maria, como se j esperasse por aquilo, sorriu-se como envergonhada do gracejo, e deu-lhe tambm em ar de disfarce um tremendo belisco nas costas da mo esquerda. Era isto uma declarao em forma, segundo os usos da terra: levaram o resto do dia de namoro cerrado; ao anoitecer passou-se a mesma cena de pisadela e belisco, com a diferena de serem desta vez um pouco mais fortes; e no dia seguinte estavam os dois amantes to extremosos e familiares, que pareciam s-lo de muitos anos. Manuel Antnio de Almeida, Memrias de um Sargento de Milcias. Embora de fato pertenam ao Romantismo, as Memrias de um sargento de milcias no apresentam as caractersticas mais tpicas e notrias desse movimento. No entanto, analisando-se o trecho aqui reproduzido, verifica-se que nele se apresenta claramente o seguinte trao do Romantismo:
(FGV/RJ - 2016) Nesses excertos, Dirceu apresenta a Marlia alguns dos argumentos com que pretende convenc-la a despos-lo, bem como lhe sugere uma imagem de sua vida conjugal futura. [4] Eu, Marlia, no sou algum vaqueiro, que viva de guardar alheio gado, de tosco trato, de expresses grosseiro, dos frios gelos e dos sis queimado. Tenho prprio casal (1) e nele assisto (2) ; d-me vinho, legume, fruta, azeite; das brancas ovelhinhas tiro o leite, e mais as finas ls, de que me visto. Graas, Marlia bela, graas minha estrela! (...) [5] Tu no vers, Marlia, cem cativos tirarem o cascalho e a rica terra, ou dos cercos dos rios caudalosos, ou da minada serra. No vers separar ao hbil negro do pesado esmeril a grossa areia, e j brilharem os granetes de oiro no fundo da bateia (3). (...) No vers enrolar negros pacotes das secas folhas do cheiroso fumo; nem espremer entre as dentadas rodas da doce cana o sumo. Vers em cima da espaosa mesa altos volumes (4) de enredados feitos; ver-me-s folhear os grandes livros, e decidir os pleitos. Enquanto revolver os meus consultos, tu me fars gostosa companhia, lendo os fastos da sbia, mestra Histria, e os cantos da poesia. Toms A. Gonzaga, Marlia de Dirceu. Glossrio: (1) casal: pequena propriedade rural. (2) assisto: resido, moro. (3) bateia: utenslio empregado no garimpo; espcie de gamela. (4) altos volumes: referncia a processos judiciais, pois o poeta era magistrado. Considerando-se o teor dos argumentos e das imagens a presentes, pode-se concluir corretamente que
(FGV/SP - 2016) Leia o texto para responder questo Na virada do sculo, chegou o euro. Na prtica, era como se o marco alemo mudasse de nome para euro e passasse a suprir o resto do continente (a maior parte dele, pelo menos). Parecia bom para todas as partes. Os governos dos pases menos pibados passariam a receber os impostos dos seus cidados em euros, uma moeda garantida pelo PIB alemo. Impostos servem para pagar as dvidas dos governos alm da lagosta dos governantes. E agora os contribuintes pagavam em euros. Resultado: o mercado passou a emprestar para os pases bagunados da Europa a juros baixssimos. A choveu euro na periferia da Europa. A economia ali cresceu como nunca, mas os governantes gastaram como sempre. Alm disso, no perceberam que seus pases eram pequenos demais para suportar o peso de uma moeda forte. Com os PIBs dos europobres caindo, a arrecadao deles diminuiu. Menos arrecadao, mais problemas para pagar dvidas. A tome mais dinheiro emprestado para ir rolando a pendura, s que agora a juros menos fofos. (Superinteressante, agosto de 2015. Adaptado) De acordo com a norma-padro, assinale a alternativa correta quanto regncia e ao uso ou no do acento indicativo da crase.
(FGV/RJ - 2016) [4] Eu, Marlia, no sou algum vaqueiro, que viva de guardar alheio gado, de tosco trato, de expresses grosseiro, dos frios gelos e dos sis queimado. Tenho prprio 1casal e nele 2assisto; d-me vinho, legume, fruta, azeite; das brancas ovelhinhas tiro o leite, e mais as finas ls, de que me visto. Graas, Marlia bela, graas minha estrela! (...) [5] Tu no vers, Marlia, cem cativos tirarem o cascalho e a rica terra, ou dos cercos dos rios caudalosos, ou da minada serra. No vers separar ao hbil negro do pesado esmeril a grossa areia, e j brilharem os granetes de oiro no fundo da 3bateia. (...) No vers enrolar negros pacotes das secas folhas do cheiroso fumo; nem espremer entre as dentadas rodas da doce cana o sumo. Vers em cima da espaosa mesa 4altos volumes de enredados feitos; ver-me-s folhear os grandes livros, e decidir os pleitos. Enquanto revolver os meus consultos, tu me fars gostosa companhia, lendo os fastos da sbia, mestra Histria, e os cantos da poesia. Toms A. Gonzaga, Marlia de Dirceu. Glossrio: 1casal: pequena propriedade rural. 2assisto: resido, moro. 3bateia: utenslio empregado no garimpo; espcie de gamela. 4altos volumes: referncia a processos judiciais, pois o poeta era magistrado. O excerto contm versos que atestam, de modo enftico, que, no Brasil, o Arcadismo, tambm chamado de Neoclassicismo,