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VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(FGV/RJ - 2016) [4]Eu, Marlia, no sou algum vaquei

(FGV/RJ - 2016)  
 
[4]

Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,
que viva de guardar alheio gado,
de tosco trato, de expressões grosseiro,
dos frios gelos e dos sóis queimado.
Tenho próprio 1casal e nele 2assisto;
dá-me vinho, legume, fruta, azeite;
das brancas ovelhinhas tiro o leite,
e mais as finas lãs, de que me visto.
Graças, Marília bela,
graças à minha estrela!
(...)

[5]

Tu não verás, Marília, cem cativos
tirarem o cascalho e a rica terra,
ou dos cercos dos rios caudalosos,
ou da minada serra.
 
Não verás separar ao hábil negro
do pesado esmeril a grossa areia,
e já brilharem os granetes de oiro
no fundo da 3bateia.
(...)
Não verás enrolar negros pacotes
das secas folhas do cheiroso fumo;
nem espremer entre as dentadas rodas
da doce cana o sumo.
 
Verás em cima da espaçosa mesa
4altos volumes de enredados feitos;
ver-me-ás folhear os grandes livros,
e decidir os pleitos.
 
Enquanto revolver os meus consultos,
tu me farás gostosa companhia,
lendo os fastos da sábia, mestra História,
e os cantos da poesia.

Tomás A. Gonzaga, Marília de Dirceu.

Glossário:
1casal: pequena propriedade rural.
2assisto: resido, moro.
3bateia: utensílio empregado no garimpo; espécie de gamela.
4altos volumes: referência a processos judiciais, pois o poeta era magistrado.

 
O excerto contém versos que atestam, de modo enfático, que, no Brasil, o Arcadismo, também chamado de Neoclassicismo,

A

desenvolveu-se em meio rural, ao contrário do caráter citadino que tinha no Velho Mundo.

B

procurou situar na realidade local os temas e formas de sua matriz europeia.

C

tornou-se nacionalista, abandonando o internacionalismo que é inerente a sua filiação classicista.

D

repudiou, em nome do maravilhoso cristão, as referências à mitologia pagã, greco-latina.

E

imiscuiu-se na política, o que lhe prejudicou a integridade estética.