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VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(IME - 2004/2005- 1 FASE)Sejam as somasedefinidas

Matemática | números complexos | números complexos na forma trigonométrica | argumento de um número complexo
Matemática | números complexos | números complexos na forma trigonométrica | conceito de módulo de um número complexo
Matemática | números complexos | números complexos na forma trigonométrica | conceito de norma de um número complexo
Matemática | números complexos | números complexos na forma trigonométrica | desigualdade de módulo de números complexos
Matemática | números complexos | números complexos na forma trigonométrica | interpretação geométrica de um número complexo
Matemática | números complexos | números complexos na forma trigonométrica | plano de Argand-Gauss
Matemática | números complexos | números complexos na forma trigonométrica | potenciação de números complexos na forma trigonométrica
Matemática | números complexos | números complexos na forma trigonométrica | propriedades do módulo
Matemática | números complexos | números complexos na forma trigonométrica | radiciação de números complexos na forma trigonométrica
Matemática | números complexos | números complexos na forma trigonométrica | representação trigonométrica de um número complexo
IME 2005IME MatemáticaTurma ITA-IME

(IME - 2004/2005 - 1ª FASE)
Sejam as somas \(S_0\) e \(S_1\) definidas por:

\(S_0=C_n^0+C_n^3+C_n^6+C_n^9+...+C_n^{3\cdot \left \lfloor n/3 \right \rfloor}\)

\(S_1=C_n^1+C_n^4+C_n^7+C_n^{10}+...+C_n^{3\cdot \left \lfloor \left(n-1 \right )/3 \right \rfloor+1}\)

Calcule o valor de \(S_0\) e \(S_1\) em função de n, sabendo que \(\left \lfloor r \right \rfloor\) representa o maior inteiro menor ou igual a r.

A

\(S_0=\frac{2\cdot cos\frac{n\pi}{3}+2^n}{3}\) e \(S_1=\frac{-cos\frac{n\pi}{3}+2^n+\sqrt{3}\cdot sen\frac{n\pi}{3}}{3}\) . Alternativa única - Questão dissertativa.

B

Nem ideia.