(ITA - 2004 - 1ª FASE)
TEXTO 1
Valorizar o professor do ciclo básico
1Como não sou perito em futurologia, devo limitar-me a fazer um exercício de observação. Presto atenção ao que se passa na escola hoje e suponho que, daqui a 525 anos, as tendências atuais persistirão 6com maior ou menor intensidade. Provavelmente, 7o analfabetismo dos adultos 8terá sido erradicado e o acesso à instrução 9primária terá sido generalizado.
10Tudo indica que a demanda continuará 11a crescer em relação ao ensino secundário 12e superior. Se os poderes públicos 13não investirem sistematicamente na 14expansão desses dois níveis, a escola 15média e a universidade serão, em grande parte, privatizadas.
16A educação a distância será promovida tanto pelo Estado como pelas instituições particulares. Essa alteração no uso de 20espaços escolares tradicionais levará a resultados contraditórios. De um lado, aumentará o número de informações e instrumentos didáticos de alta precisão. 24De outro lado, a elaboração pessoal dos 25dados e a sua crítica poderão sofrer com a 26falta de um diálogo sustentado face a face 27entre o professor e o aluno.
28É preciso pensar, desde já, nesse desafio que significa aliar eficiência técnica e 30profundidade ou densidade cultural.
31O risco das avaliações sumárias, por meio de testes, crescerá, pois os processos informáticos visam a poupar tempo e reduzir os campos de ambiguidade e 35incerteza. Com isso, ficaria ainda mais raro o saber que duvida e interroga, esperando com paciência, até vislumbrar uma razão que não se esgote no simplismo 39do certo versus errado. Poderemos ter 40especialistas cada vez mais peritos nas 41suas áreas e massas cada vez mais incapazes de entender o mundo que as rodeia. De todo modo, o futuro depende, em larga escala, do que pensamos e fazemos no 45presente.
46Uma coisa me parece certa: o professor do ciclo básico deve ser valorizado em termos de preparação e salário, caso contrário, os mais belos planos ruirão como 50castelos de cartas.
(BOSI, Alfredo. Caderno Sinapse. Folha de S. Paulo, 29/07/2003.)
Os índices nos cantos superiores esquerdo das palavras indicam a linha do texto original.
Em relação ao Texto 1, assinale a opção que contém a idéia que NÃO pode ser pressuposta.
Hoje, no Brasil, existem analfabetos.
Nem todos os brasileiros têm instrução primária.
Existe uma procura crescente pelo ensino secundário.
O poder público não investe no ensino médio e superior.
Atualmente, o saber questionador é incomum nos espaços escolares.