TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Para responder à(s) questão(ões), considere o texto abaixo.
Nas quatro décadas de transição entre os séculos XIX e XX (1885-1925), paralelamente à expansão acelerada da industrialização, dos fluxos migratórios e de maciços investimentos em benfeitorias e prédios urbanos, propiciados pela valorização crescente do café, constitui-se na cidade de São Paulo um embrião avantajado de mercado de arte, dotado das principais características de seus congêneres estrangeiros.
MICELI, Sergio. Nacional Estrangeiro. História social e cultural do modernismo artístico em São Paulo. São Paulo: Companhia das Letras/Fapesp, 2003, p. 21.
(Puccamp 2018) A ocorrência da Revolução industrial, na Inglaterra do século XVIII, foi favorecida por alguns fatores, tais como
a hegemonia inglesa no comércio marítimo internacional e a ampliação de mercados dela resultante.
a farta concessão de créditos pelo Banco da Inglaterra a donos de manufaturas e os acordos econômicos estabelecidos com metrópoles coloniais, caso do Tratado dos Panos e Vinhos.
a divisão do trabalho propiciada pelo taylorismo e os investimentos da burguesia inglesa após a Revolução Gloriosa.
a difusão do tear mecânico e a migração espontânea do campo para os centros urbanos, gerando excedente de oferta de mão de obra especializada.
o fornecimento a baixos preços de lã e algodão pelas Treze Colônias e a garantia do mercado consumidor mediante o estabelecimento de pactos coloniais com a Índia e a Austrália.