ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UEFS 2014 - Meio do ano)A crise envolvendo os imi

(UEFS 2014 - Meio do ano)

A crise envolvendo os imigrantes [haitianos] gerou troca de farpas entre o governo de São Paulo e o acreano. Com a intensificação da vinda de imigrantes a São Paulo, o governo do Estado criticou o posicionamento do Acre na situação. [...] cerca de 160 imigrantes passaram a noite em um salão de festas convertido, temporariamente, em dormitório. Ficaram no chão, sobre colchões doados pela prefeitura. (CASO DOS HAITIANOS..., 2014, p. B8).

A migração de haitianos para o Brasil, na atualidade, além de resultar da crise interna vivida por um dos países mais pobres do mundo, massacrado por catástrofes naturais, é, também, uma consequência 

A

do temor de serem absorvidos pela política expansionista dos Estados Unidos no Caribe, o que agravaria suas limitações e carências. 

B

 da predominância de negros na população haitiana, dominados por uma elite branca, em regime de segregação racial semelhante ao que prevaleceu na África do Sul. 

C

da falência de um país que se originou de uma colônia de exploração de domínio francês, cuja economia se fundamentou na exploração da agricultura de exportação movida pelo trabalho escravo. 

D

da sobrevivência de relações de trabalho semelhantes à escravidão em plantações de soja e algodão, de propriedade de descendentes de colonizadores franceses.

E

da maior proximidade geográfica e cultural entre o Haiti e o Brasil, dispensando as perigosas viagens pelo Atlântico (enfrentadas por outros imigrantes), e a facilidade de integração, por falarem a mesma língua.