(UEFS 2015 - Meio do ano)
A charge retrata, de forma bem humorada, o teste de aglutinação, que é utilizado frequentemente para determinar, de forma rápida, o grupo sanguíneo de um indivíduo. Com base nos conhecimentos sobre o assunto, e considerando-se o resultado do paciente da imagem como verdadeiro, é incorreto afirmar:
O paciente da charge não apresenta aglutininas Rh no plasma sanguíneo.
Uma vez que o paciente não apresenta aglutininas nas suas hemácias, o seu grupo sanguíneo é considerado um doador universal.
Na charge, o profissional confirmou que o sangue do indivíduo era tipo O, após não ocorrência de aglutinação das hemácias do sangue do paciente com os soros antiA e anti-B.
Se o paciente casar-se com uma mulher de sangue tipo AB Rh+, a probabilidade de nascer uma criança com sangue tipo A Rh- é de 1/8, caso ambos os pais sejam heterozigotos para a herança do fator Rh.
Se o paciente, heterozigoto para o fator Rh, casar com uma mulher de sangue A Rh- e o casal tiver o primeiro filho com sangue A Rh+, haverá 50% de chance de o segundo filho apresentar a doença hemolítica do recém-nascido.V