(UEFS 2015 - Meio do ano) Os elementos essenciais à vida seguem uma trajetória desde o meio inanimado, passando pelos organismos vivos e retornando ao meio original. Esses elementos, em número aproximado de 40, são incorporados aos organismos, na forma de compostos orgânicos complexos, ou participam de uma série de reações químicas essenciais às atividades dos seres vivos. A ciclagem desses elementos e da água recebem o nome de ciclos biogeoquímicos. Com base nos conhecimentos sobre os ciclos biogeoquímicos, é correto afirmar:
O aumento de gás carbônico, por si só, em ambientes aquáticos, principalmente, pela decomposição ativa quando os níveis de matéria orgânica são elevados, tende a abaixar o pH, devido ao consumo de íons hidroxila, como pode ser visto na reação
O ciclo do fósforo é complicado pelo grande número de estados de oxidação que esse elemento pode assumir, incluindo sulfeto de hidrogênio, dióxido de enxofre, sulfato, e ácido sulfúrico.
A fixação biológica é a principal via de reciclagem de CO2 gasoso, em que alguns organismos simbiontes, de vida livre, como bactérias fotossintetizantes, são capazes de utilizar diretamente esse gás atmosférico.
A desnitrificação realizada, geralmente, por bactérias quimioautotróficas aeróbias, consiste na conversão de nitrogênio amoniacal em nitratos.
Devido a sua abundância na atmosfera, praticamente todos os organismos conseguem utilizar o nitrogênio gasoso.