(UEFS 2015 - Meio do ano- Adaptada) Em 2013, pesquisadores norte-americanos anunciaram a criação artificial de uma plaqueta, elemento fundamental para a coagulação sanguínea. A molécula sintética foi desenvolvida pelos cientistas para acelerar esse processo e evitar a perda de sangue, que pode ser fatal, em lesões graves, como as ocorridas em acidentes de trânsito e guerras; a plaqueta também poderá ser usada para tratar doenças, como a hemofilia. A coagulação sanguínea é uma sequência complexa de reações químicas que resultam na formação de um coágulo a fim de parar o sangramento e ajudar a reparar o tecido danificado. (EM 2013..., 2015).
O heredograma representa uma família em que ocorre a herança da hemofilia, doença hereditária que afeta a coagulação sanguínea. A análise desse heredograma permite concluir:
Se a mãe de I-1 era normal, certamente o pai era heterozigoto para o caráter.
Apenas indivíduos do sexo feminino podem apresentar tanto o genótipo homozigoto dominante quanto heterozigoto
Caso o casal II-1 e o II-2 tenham mais um filho e este seja do sexo masculino, a criança certamente não será hemofílica.
A probabilidade de o indivíduo II-3 ter uma filha com hemofilia, ao se casar com uma mulher com fenótipo normal, é de ¼.
Trata-se de uma herança recessiva ligada ao cromossomo Y e todos os irmãos da geração II apresentam o alelo recessivo herdado do pai.