(UEL - 2010/ Adaptada)
As condições de bem-estar e de comodidade nos grandes centros urbanos são reconhecidamente precárias por causa, sobretudo, da densa concentração de habitantes num espaço que não foi planejado para alojá-los.
Com isso, praticamente todos os polos das estruturas urbanas ficam afetados: o trânsito é lento; os transportes coletivos, insuficientes; os estabelecimentos de prestação de serviços, ineficazes.
Um exemplo disso é São Paulo, às sete da noite. O trânsito caminha lento e nervoso. Nas ruas, pedestres apressados se atropelam. Nos bares, bocas cansadas conversam, mastigam e bebem em volta de mesas.
Luzes de tons pálidos incidem sobre o cinza dos prédios. De repente, uma escuridão total cai sobre todos como uma espessa lona opaca de um grande circo. Os veículos acendem os faróis altos, insuficientes para substituir a iluminação anterior. Em pouco tempo, as ruas ficam desertas, o medo paira no ar...
Tomando como exemplo o trecho “Um exemplo disso é São Paulo, às sete da noite”, em relação ao uso da crase em língua portuguesa, é correto afirmar:
I. Usa-se crase quando há contração da preposição “a” com artigo definido feminino “a”.
II. Seu uso será facultativo na indicação de horas e nas locuções adverbiais femininas.
III. Não se usa crase antes de verbos e de pronomes pessoais do caso oblíquo.
IV. Usa-se crase nas locuções formadas de elementos repetidos.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas I e II são corretas.
Somente as afirmativas I e III são corretas.
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.