(UEL - 2010)
Poema obsceno
1 Façam a festa
2 cantem e dancem
3 que eu faço o poema duro
4 o poema-murro
5 sujo
6 como a miséria brasileira
7 Não se detenham:
8 façam a festa
9 Bethânia Martinho
10 Clementina
11 Estação Primeira de Mangueira Salgueiro
12 gente de Vila Isabel e Madureira
13 todos
14 façam
15 a nossa festa
16 enquanto eu soco este pilão
17 este surdo
18 poema
19 que não toca no rádio
20 que o povo não cantará
21 (mas que nasce dele)
22 Não se prestará a análises estruturalistas
23 Não entrará nas antologias oficiais
24 Obsceno
25 como o salário de um trabalhador aposentado
26 o poema
27 terá o destino dos que habitam o lado escuro do país
28 – e espreitam.
(GULLAR, F. Toda poesia. São Paulo: Círculo do Livro, s. d. p. 338.)
Considerando os recursos de composição do poema, assinale a alternativa correta.
As negativas presentes nos versos 19 a 23 desqualificam o poema e seu potencial crítico.
O termo comparativo “como” é utilizado para aproximar a experiência pessoal do eu lírico da miséria social brasileira.
O uso do imperativo constitui uma metáfora da estrutura de opressão típica da época da ditadura.
Os “que habitam o lado escuro do país – e espreitam” são uma metáfora dos militares responsáveis pela censura da produção artística.
Os versos 19 a 23 são formas de adjetivação do termo “poema”, assim como “sujo” e “duro”.