(UFU - 2015 - 2a FASE)
O dino está nu
Coloquem penas nesse velociraptor
“Se ele não tivesse dito que atualizaria os dinossauros, tudo bem”, reclama Maurilio Oliveira, um dos mais renomados paleoartistas brasileiros. Ele, no caso, é Colin Trevorrow, o americano que assina a direção de Jurassic World, quarto filme da franquia inaugurada em 1993 por Steven Spielberg. “E quando ele fez essa promessa, anos atrás, toda a comunidade paleontológica sentiu um bem-estar”.
As expectativas submergiram quando saiu a divulgação do filme, semanas atrás. “Garanto que no Brasil fui um dos primeiros a assistir ao trailer. Como fã, quero estar na primeira fila da primeira sessão. Mas como paleoartista, alguém cujo trabalho é traduzir em imagens a visão científica dos dinossauros, tenho sérias reservas.”
A decepção começou já na cena inicial em que surgem os protagonistas. “Aqueles bichos correndo junto com humanos, os raptores” – ele se refere aos bípedes esverdeados de bracinhos inúteis que trotam ao lado de um jipe de safári –, “aqueles bichos tinham penas”. Informações como essa surpreendem o leigo incauto que conhece o Mesozoico apenas por intermédio de Hollywood e ainda reluta em acreditar que dinossauros – de 60 milhões de anos atrás – nunca perseguiram homens das cavernas de 6 milhões.
DUARTE, Douglas. O dino está nu. Piauí. São Paulo, ano 9, n. 100, p. 13, jan. 2015. (Fragmento)
Com base na leitura do texto, explique
A) qual é a função das aspas empregadas ao longo do texto.
B) qual é o posicionamento do autor do texto em relação aos dizeres colocados entre aspas, indicando outro elemento textual que contribuiu para que você reconhecesse a opinião do autor sobre o tema tratado.