ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFU - 2016 - 1 FASE/ Adaptada)Para os gregos, o p

Português | Gramática | classes de palavras | relação entre as classes de palavras | valor substantivo
Português | Gramática | pontuação | emprego de aspas
UFU 2016UFU PortuguêsTurma ENEM Kuadro

(UFU - 2016 - 1ª FASE/ Adaptada)

Para os gregos, o passado e o futuro são os dois grandes males da vida, por serem dimensões do tempo que não existem mais, ou não existem ainda, que nos impedem de viver na única dimensão real: o presente. O passado nos puxa para trás: se tivemos um passado feliz, ficamos nostálgicos. Se for um passado triste, ele nos mergulha no que Spinoza batizou de “paixões tristes”: arrependimentos, remorsos, vergonhas e culpas que amarguram a existência e não deixam saborear o presente. Isso nos leva a procurar no futuro a esperança. Porém, segundo os gregos, a esperança também esvazia o presente do seu valor, em nome de um futuro incerto. Pensar que as coisas vão melhorar quando trocarmos de carro, de corte de cabelo, de sapatos ou de amigos, é ilusão. A  esperança e a nostalgia, o futuro e o passado são 1“nadas”, pois o passado não existe mais e o futuro ainda não existe. Por causa deles, acabamos quase nunca vivendo na única dimensão real do tempo: o presente. Sêneca, o grande estoico romano, dizia que de tanto vivermos no passado e no futuro, “não vivemos”. Chegamos, então, ao famoso carpe diem (“Aproveite o dia”) de Horácio. Temos  que colher o dia de hoje, sem nos deixar distrair pela preocupação do dia seguinte ou pelas nostalgias passadas.  


Planeta, edição 488, junho 2013 (fragmento). 

O emprego das aspas em “nadas” (ref. 1) deve-se ao fato de que o autor deseja  

A

assinalar o emprego inadequado do termo segundo prescrições gramaticais. 

B

enfatizar, apenas, o uso do termo, como se o estivesse sublinhando ou destacando-o em negrito.  

C

chamar a atenção para a acepção equivocada do termo, no contexto em que foi empregado.  

D

remeter o leitor ao sentido que essa palavra tem no dicionário.