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VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFU - 2016 - 1 FASE)As nuvens, por onde pisamos d

(UFU - 2016 - 1ª FASE)

As nuvens, por onde pisamos distraídos, quase tocando nos astros, sempre foram um lugar para não estar  à exceção dos poetas, dos nefelibatas e dos aviões. Das nuvens, hoje, é de onde não devemos descer, porque nelas está tudo, mas tudo mesmo  as mais belas canções, os livros, as séries de televisão, os filmes, os softwares, o dinheiro no 5 banco. Nuvem ou cloud, em inglês  é o nome que se dá ao conjunto de potentes servidores remotos que armazenam todo o conteúdo digital à mão. A velocidade de processamento de dados associada ao aumento exponencial da capacidade de guardar informações mudou para sempre o modo como produzimos e consumimos os alimentos para a alma, para, aí 10 sim, termos o direito de caminhar nas nuvens.

A história dessa aventura tecnológica é jovem demais para ser tão espetacular, daí seu fascínio. Quando a internet começou a se popularizar, nos anos 1990, ela era uma obra aberta, com poucas certezas e muitas apostas erradas, sabemos hoje. Uma das crenças anunciava um mundo 15 virtual povoado exclusivamente de amadorismo e pirataria. Era assim há vinte anos. Pela rede circulavam pencas de filmes roubados, misturados a pornografia e a um ou outro arquivo particular de gatinhos adoráveis. Acreditava-se que a única forma de achar conteúdo de qualidade seria ligando a televisão, indo ao cinema ou alugando um VHS, objeto tão 20 ancestral quanto a pedra lascada. Cortemos para o presente. Sim, há vídeos de gatos, pornografia e pirataria. Mas a rede nos trouxe também o iTunes, o Netflix, o Spotify e, com eles, conteúdo de excelência  e legalizado. O que ocorreu entre o amadorismo dos anos 90 e o profissionalismo a que chegamos? A peça-chave foi o avanço acelerado 25 da tecnologia atrelada à internet. É o alicerce do mundo on demand (sob demanda), onde todos podem ver o que quiserem, onde estiverem e na hora que escolherem.

 
VILICIC, Filipe; BEER, Raquel; NERI, Gabriela. Tá caindo música do céu... Veja, 6 de maio de 2015, p. 80-87 (fragmento) 


De acordo com as ideias desenvolvidas no texto, assinale a alternativa INCORRETA.  

A

No segundo parágrafo, a sequência narrativa cumpre a função de sustentar a tese defendida pelo produtor do texto. 

B

A pergunta “O que ocorreu entre o amadorismo dos anos 1990 e o profissionalismo a que chegamos? ” (linhas 24 e 25) introduz uma opinião a respeito do assunto que já vinha sendo tratado. 

C

O item lexical “daí” (linha 13) cumpre a função de estabelecer relação de explicação com o que lhe antecede. 

D

Em “A história dessa aventura tecnológica é jovem demais para ser tão espetacular, daí seu fascínio.” (linhas 12 e 13), infere-se que espetacular não é um termo geralmente empregado para qualificar o que é jovem demais.