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(UNESP - 2013 - 1a fase)Leia.O marketing religioso

Filosofia | filosofia contemporânea | Escola de Frankfurt
UNESP 2013UNESP FilosofiaTurma ENEM Kuadro

(UNESP - 2013 - 1a fase)

 Leia.

O marketing religioso objetiva identificar as necessidades de espírito e de conhecimento dos adeptos de uma determinada religião, oferecendo uma linha de produtos e serviços específicos para determinado segmento religioso e linguagem inerente ao tipo de pregação veiculada. A pessoa que se sente vazia num mundo capitalista e individualista busca refúgio através de uma religião. Identificar o público que mais frequenta o templo e o bairro onde o mesmo está situado, o nível de escolaridade, renda, hábitos, demais dados dos perfis demográficos e psicográficos são considerados num planejamento de marketing de uma linha de produtos religiosos.

(Fernando Rebouças. Marketing religioso. www.infoescola.com, 04.01.2010. Adaptado.)

O fenômeno descrito pode ser explicado por tendências de 

A

instrumentalização e mercantilização da fé religiosa.   

B

crítica religiosa à massificação de produtos de consumo.   

C

recuperação das práticas religiosas tradicionais.   

D

indiferença das igrejas e religiões frente às demandas de mercado.   

E

rejeição de ferramentas administrativas no âmbito religioso.