(UNESP - 2018/2 - 2 fase - Questão 9)
Texto 1
Com o desenvolvimento industrial, o proletariado não apenas se multiplica; comprime-se em massas cada vez maiores, sua força cresce e ele adquire maior consciência dela. Os choques individuais entre o operário singular e o burguês singular tomam cada vez mais o caráter de confrontos entre duas classes. Os operários começam a formar associações contra os burgueses. Aqui e ali a luta irrompe em motim.
(Karl Marx e Friedrich Engels. Manifesto Comunista, 2005. Adaptado.)
Texto 2
A identificação das classes oprimidas com a classe que as domina e explora é parte de um todo maior. Isso porque as classes oprimidas podem estar emocionalmente ligadas a seus senhores; apesar de sua hostilidade para com eles, podem ver neles os seus ideais. A menos que tais relações existam, é impossível compreender como uma série de civilizações sobreviveu por tão longo tempo, apesar da justificável hostilidade de grandes massas humanas.
(Sigmund Freud. O futuro de uma ilusão, 1974. Adaptado.)
a) Cite as duas áreas do pensamento originadas a partir das obras dos autores dos textos. Indique um fato histórico de natureza revolucionária marcadamente influenciado pelo texto 1.
b) Quais foram os critérios utilizados por Marx e Engels para analisar a relação entre as classes sociais? Segundo Freud, qual é o fator que impede a realização de uma revolução proletária?