(UNESP - 2024)
Leia as manchetes.
Com o premiado filme “Parasita”, Coreia do Sul espalha seu “soft power” pelo mundo
(https://tab.uol.com.br, 07.11.2019. Adaptado.)
Da banda de música pop “BTS” ao filme “Parasita”, entenda como a Coreia do Sul aplica o “soft power”
(www.poder360.com.br, 05.04.2022. Adaptado.)
Da série “Round 6” ao estilo musical “K-pop”, cultura sul- -coreana é novo vetor do “soft power” de Seul
(www.rfi.fr/br, 14.10.2021. Adaptado.)
O “soft power” citado nas manchetes corresponde
à alienação de consumidores quanto à origem de seus produtos, ou seja, ao desconhecimento sobre a atual divisão internacional do trabalho.
ao domínio do mercado pelo uso da coerção, ou seja, à construção de uma relação de dependência dos mercados em relação ao mundo oriental.
à busca de uma hegemonia por consenso, ou seja, à utilização da indústria cultural para se fazer presente em diversos países.
à estratégia de combate à xenofobia nos países ocidentais, ou seja, ao fortalecimento da democratização do consumo de produtos culturais em escala supranacional.
ao redesenho da hierarquia político-econômica, ou seja, ao retorno à velha ordem mundial pautada pelo consumo cultural.