(UNESP - 2024)
Texto 1
Erigiu-se no Brasil o conceito da democracia racial; […] tal expressão supostamente refletiria determinada relação concreta na dinâmica da sociedade brasileira: que pretos e brancos convivem harmoniosamente, desfrutando iguais oportunidades de existência, sem nenhuma interferência, nesse jogo de paridade social, das respectivas origens raciais ou étnicas.
(Abdias do Nascimento. O genocídio do negro brasileiro, 1978.)
Texto 2
É evidente que os brancos não promovem reuniões secretas às cinco da manhã para definir como vão manter seus privilégios e excluir os negros. Mas é como se assim fosse: as formas de exclusão e de manutenção de privilégios nos mais diferentes tipos de instituições são similares e sistematicamente negadas ou silenciadas. Esse pacto da branquitude possui um componente narcísico, de autopreservação, como se o “diferente” ameaçasse o “normal”, o “universal”. Esse sentimento de ameaça e medo está na essência do preconceito […].
(Cida Bento. O pacto da branquitude, 2022.)
a) Explique em que consiste a expressão “democracia racial”, apresentada no texto 1 por Abdias do Nascimento, e em que consiste o conceito de “pacto da branquitude”, cunhado por Cida Bento no texto 2.
b) Como a filosofia concebe tradicionalmente a noção de mito? Com base nos textos 1 e 2, defina o conceito de mito da democracia racial.