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Disciplina

(AFA - 2009)Texto IPreces por So FranciscoPor meio

(AFA - 2009)

Texto I

Preces por São Francisco


Por meio de uma greve de fome de 23 dias, o bispo dom Cappio voltou a chamar a atenção para os problemas inerentes à transposição das águas do Velho Chico para o semi-árido nordestino.

Em dezembro de 2007, um religioso fez jejum de 23 dias por São Francisco. Esse, que poderia ser uma manifestação qualquer de algum dos milhões de católicos brasileiros, ultrapassou os limites da Igreja e virou um problema de Estado. [5] Afinal, não era um São Francisco qualquer, mas o rio [6] brasileiro que atravessa cinco estados; tampouco se tratava [7] de um religioso qualquer, mas de dom Luís Flávio Cappio, [8] bispo de Barra, histórico ambientalista, defensor e conhecedor das populações pobres do sertão nordestino. A greve de fome foi amplamente divulgada pela imprensa nacional e esquentou o debate sobre as obras no Velho Chico.

(...)

[14] O Velho Chico, como o rio é conhecido Brasil afora, nasce em João de Roque de Minas, na serra da Canastra, e lança suas águas entre Alagoas e Sergipe no oceano Atlântico. O São Francisco foi descoberto por Américo Vespúcio em 4 de outubro de 1501, quando o navegador mapeava o litoral brasileiro. Sua bacia hidrográfica representa 8% do território nacional e 57% da área do semi-árido. São 32 sub-bacias, 168 afluentes e envolve 505 municípios – 101 no vale do rio – onde vivem aproximadamente 15 milhões de pessoas.

(Revista Discutindo Geografia, Ano 3 – adaptado.)

 

Assinale a opção cujo termo grifado NÃO está coerente com o sentido original do Texto I.

A

Não era, pois, um São Francisco qualquer, mas o rio brasileiro que atravessa cinco estados (...) (l. 5 e 6).

B

O Velho Chico, como o rio é conhecido ao longo do Brasil (...) (l. 14).

C

Dom Cappio voltou a chamar a atenção para os problemas contrários à transposição das águas do Velho Chico (...) (lide).

D

Muito menos se tratava de um religioso qualquer, mas de dom Luís Flávio Cappio, bispo de Barra, histórico ambientalista (...) (l. 6 a 8).