(AFA - 2009)
Texto III
Prós e contras
A idéia de transferir parte das águas do São Francisco [2] remonta aos finais do século XIX e vem à tona, neste início de século XXI, como uma das ações prioritárias de governo na gestão do presidente Lula.
O debate em torno da obra de transposição segue cada [6] vez mais acalorado. Uns dizem que a obra de engenharia é viável tecnicamente e deve trazer geração de empregos, aumento de renda e redução da migração populacional, com a implantação de agronegócios. Propaga-se que 12 milhões [10] de pessoas serão beneficiadas. Outros defendem a necessidade de revitalização do rio, por causa do quadro avançado de degradação do São Francisco, além da urgência de estudos técnicos com fins de se prever os [14] possíveis impactos socioambientais. Argumenta-se ainda a [15] incerteza da viabilidade econômica do projeto e a falta de clareza quanto aos benefícios sociais e à distribuição de renda que poderá trazer.
(Revista Discutindo Geografia, Ano 3 – adaptado.)
Leia as assertivas abaixo sobre o Texto III.
I. No segundo parágrafo, usam-se os pronomes uns (l. 6) e outros (l. 10) para indefinir os falantes que estão em lados opostos da divergência.
II. O texto apresenta, entre seus recursos argumentativos, pontos de vista antagônicos e contextualização histórica.
III. Em “... remonta aos finais do século XIX...” (l. 2) e em “... a incerteza da viabilidade econômica do projeto” (l. 14 e 15) os termos grifados exercem a mesma função sintática.
IV. O debate sobre a transposição segue cada vez mais acalorado por causa das incertezas em relação à viabilidade técnica e aos impactos da distribuição de renda.
Estão corretas apenas
l e ll.
l e lll.
ll e lV.
lll e lV.