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VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(AFA - 2009)Texto VIOrao do rio So Francisco em te

(AFA - 2009)

Texto VI

Oração do rio São Francisco em tempos de poucos rios

Onde houver a dúvida dos que fraquejam, que eu leve a fé dos que constroem seu tempo. Na adversidade, meio ao deserto e ao clima árido, a fé dos que colhem uvas e mangas em minhas margens. Dos que colhem arroz em minhas várzeas, dos que criam peixes com minhas águas em açudes feitos. A fé dos xocós lá em Poço Redondo. A fé que cria cabras nos Escuriais. Dos que colhem cajus e criam gado em Barreiras e outros cafundós.

Onde houver o erro dos governantes que eu leve a verdade de [10] Canudos. O bom senso dos conselheiros de encontro à [11] insanidade dos totalitários. Os canhões abrindo fendas na [12] cidade sitiada e a verdade expondo cada vez mais a ferida da [13] loucura na caricatura da História. O confisco da poupança e o [14] rombo na previdência. O fim da inflação e o pão escasso, o [15] emprego rarefeito, a dignidade estuprada em cada lar de nordestinos.

Onde houver a tristeza dos solitários que eu leve a alegria das festas de São João. Solitário eu banho muitas terras e em todas, das Gerais, do Pernambuco, das Alagoas e do Sergipe, não há tristeza ao pé da fogueira, nas núpcias entre a concertina e o repente, entre a catira e o baião. Das festas do Divino ao Maior São João do Mundo, deixai-me levar, Senhor o sabor de minhas águas juninas e seus fogos de artifícios.

(http://adercego.blogsome.com/2006/12/04/oracao-do-rio sao-francisco-emtempos- de-poucos-rios - Acesso em 15/05/08 às 14h)

 

No segundo fragmento do texto, é INCORRETO afirmar que

A

a expressão “os canhões abrindo fendas...” (l. 11) constitui uma metonímia e a expressão “ferida da loucura” (l. 12 e 13), uma metáfora.

B

o conectivo e nas linhas 12 e 13 tem valor adversativo e na linha 14, valor aditivo.

C

nas expressões “emprego rarefeito” e “dignidade estuprada” (l. 15), o uso das formas nominais possui valor passivo, no entanto, o agente da ação verbal é entrevisto no contexto.

D

do enunciado “O bom senso dos conselheiros de encontro à sanidade dos totalitários” (l. 10 e 11), pode-se inferir que o bom senso se contrapõe à insanidade.