(Pucmg 2015) O Canal do Panamá, obra monumental da engenharia por onde passam 5% do comércio marítimo mundial, completou 100 anos no dia 15 de agosto deste ano. No mesmo dia do mês de agosto de 1914, um barco cruzava pela primeira vez a rota de 80 km na parte mais estreita da América, realizando o velho sonho de unir os oceanos Pacífico e Atlântico. A imagem retrata a construção das eclusas do Canal do Panamá, no ano de 1912.
Sobre o Canal do Panamá, todas as afirmativas abaixo são corretas, EXCETO:
A obra de construção do canal foi iniciada pelos franceses em 1881. A obra fracassou por problemas financeiros e pela ocorrência de doenças tropicais, que mataram mais de 20 mil trabalhadores.
Percebendo a importância estratégica da obra de construção do canal, os Estados Unidos incentivaram a separação do Panamá, que integrava a nação colombiana. Desta forma, receberam o aval do novo governo para assumir as obras do canal.
O Canal do Panamá, concluído pelos Estados Unidos em 1914, tornou-se uma área estratégica para a hegemonia americana na região, tanto do ponto de vista militar quanto estratégico. Em virtude disso, a administração do canal foi assumida pelos norteamericanos.
Em razão de sua importância estratégica, tanto econômica como militar, o Canal do Panamá continua, até a atualidade, sob a administração dos Estados Unidos, apesar das pressões exercidas pelo governo panamenho.