(Pucpr 2015) “O ‘ambiente’ soa como um contexto externo à ação humana. Porém, as questões ecológicas só vieram à tona porque o ‘ambiente’ não se encontra mais alheio à vida social humana, mas é completamente penetrado e reordenado por ela. Se houve um dia em que os seres humanos souberam o que era a ‘natureza’, agora não o sabem mais. Atualmente, o que é ‘natural’ está tão intrincadamente confundido com o que é ‘social’, que nada mais pode ser afirmado como tal com certeza. Da mesma forma que muitos aspectos da vida são governados pela tradição, a ‘natureza’ transformou- se em áreas de ação nas quais os seres humanos têm de tomar decisões práticas e éticas. A ‘crise ecológica’ abre uma grande quantidade de questões relacionadas essencialmente à plasticidade da vida humana atual – o afastamento do ‘destino’ em tantas áreas das nossas vidas”.
(BECK. Ulrich; GUIDDENS, Anthony; SCOTT, Lash. Modernização reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1997, p. 08.)
No texto acima, os autores tratam de ecologia, das relações e da integração entre o homem e o espaço nos dias atuais. De acordo com sua análise e seus conhecimentos prévios, é CORRETO afirmar que:
os problemas ecológicos só se tornaram um tema em pauta nos dias atuais, em razão da desconexão do humano e seu espaço de vivência.
a crise ecológica é própria de nossa época, sendo possível devido à consciência cada vez mais ampla da integração entre o homem e seu espaço, das transformações empreendidas e das decisões práticas e éticas tomadas no espaço de ação que é a natureza.
o entendimento da natureza como um objeto distinto do “humano” torna-se cada vez mais claro e nítido à compreensão do homem em suas atividades cotidianas.
em se tratando de “crise ecológica”, o autor quer se referir aos problemas diretamente afeitos ao contexto em que se desenvolve a Primeira Revolução Industrial, não tendo qualquer conexão significativa com os dias atuais.