Para responder à questão a seguir, considere o texto abaixo.
Euclides fora um dos que deram à nossa história um “estilo”: uma forma de pensar e sentir o país (...) Não casualmente ele conferira lugar especial ao fenômeno da mestiçagem (...) Ele teria descoberto nossa “tendência” à fusão, nossa aptidão para a “domesticação da natureza” e para a religiosidade. A figura do sertanejo como “forte de espírito” por excelência era o símbolo de nossa originalidade completa.
(GOMES, Ângela de Castro. História e historiadores. A política cultural do Estado Novo.
Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1996. p. 195)
1. (Puccamp 2016) A Revolta de Canudos, no sertão nordestino, apresentava, entre suas motivações,
a utopia de uma república alternativa, democrática, que substituísse o governo imperial, uma vez que este era responsabilizado pelo caos, pela miséria e pela desordem que grassavam no interior nordestino.
o messianismo, estimulado pelas precárias condições de vida causadas pela seca, pelo aval da Igreja Católica a manifestações dessa natureza e pela violência social premente no nordeste.
a profecia apocalíptica de que o fim do mundo estava bastante próximo e de que os moradores daquela comunidade, cujo líder pregava em defesa da monarquia, poderiam obter a salvação.
o terror causado pelo banditismo social presente no Cangaço, movimento que visava eliminar as elites locais e vinha sendo alvo de extermínio por parte dos coronéis da região.
o imaginário cristão da terra prometida, uma vez que os sertanejos almejavam a reforma agrária, a formação de ligas camponesas e a garantia, pelo Estado, de assistência àquela população.