(Puccamp 2016/Adaptada)
REGISTROS DE UM MAR LETAL
Uma análise química de rochas calcárias coletadas nos Emirados Árabes é o indício mais contundente até agora de que o pior evento de extinção em massa da Terra pode ter sido causado pela acidificação dos oceanos − o mesmo processo que o excesso de gás carbônico produzido pela humanidade provoca nos mares. O evento aconteceu há 250 milhões de anos, quando 90% das espécies biológicas foram extintas, especialmente as de vida marinha. Uma equipe internacional de geólogos analisou o conteúdo de isótopos de boro e de outros elementos de rochas que se formaram a partir da precipitação de carbonato de cálcio no fundo do mar durante o evento de extinção. A análise concluiu que, durante um período de 5 mil anos, a água do mar chegou a ficar 10 vezes mais ácida devido ao gás carbônico dissolvido, devido a um evento de vulcanismo nos continentes da época. A acidez é letal para diversas
criaturas marinhas, pois dificulta a absorção de cálcio.
(Adaptado de: Revista Pesquisa FAPESP, n. 232, p. 15)
Considere as afirmações:
I) A água do mar, atualmente, possui pH≅8. Segundo o texto, ao ficar dez vezes mais ácida devido ao gás carbônico dissolvido, o valor de pH passou a ser 7.
II) A formação do carbonato de cálcio sólido está representada a seguir.
Sabendo que a solubilidade do CaCO3= 1,3·10-4 g/100 ml de água, a 18 °C, e que a concentração de íons Ca2+(aq), na água do mar, é de 0,4g/L, a massa de CaCO3(s) que pode ser obtida a partir de 1.000 L de água do mar, nessa temperatura, é de 1,3 g.
Está(ão) correta(s):
Nenhuma.
I, apenas.
II, apenas.
I e II.