(Pucpr 2016) O airbag (“bolsa de ar”) é um equipamento de segurança obrigatório em muitos países que já ajudou a salvar muitas vidas em acidentes de carro. Segundo um levantamento feito pelo Instituto de Segurança do Trânsito dos Estados Unidos, desde que o airbag se tornou obrigatório, no ano de 1995, até o ano de 2007, ele ajudou a salvar mais de 15 mil pessoas. Essas bolsas são feitas de um material bastante reforçado, que costuma ser o polímero náilon, que é bem resistente. No interior dessa bolsa, há uma mistura de reagentes: azoteto de sódio (NaN3), nitrato de potássio e dióxido de silício. No momento da colisão, sensores localizados em pontos estratégicos do carro detectam a forte desaceleração do veículo e são acionados, emitindo sinais para uma unidade de controle, que checa qual sensor foi atingido e, assim, aciona o airbag mais adequado. O sensor é ligado a um filamento que fica em contato com uma pastilha de azoteto de sódio dentro do airbag. Ele emite então uma faísca ou descarga elétrica, que aquece o azoteto, fornecendo a energia de ativação necessária para dar início à reação demonstrada a seguir, que libera grande quantidade de gás nitrogênio 2 (N ).
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Dados: Na=23; N=14.
Analisando o texto, assinale a alternativa CORRETA.
Nenhum dos átomos participantes da reação sofre mudança em seu valor de Nox.
A ligação química predominante no azoneto de sódio é molecular.
O raio iônico do sódio é superior ao seu raio atômico, pois a atração dos prótons pelos elétrons no íon sódio é superior quando comparada a do átomo neutro do sódio.
A bolsa infla rapidamente nos airbags, pois a formação do sódio gasoso se dá em alta velocidade.
A decomposição de 600 g de azoneto de sódio com 40% de impurezas produzirá aproximadamente 127 g de sódio metálico e 232 g de gás nitrogênio.