(UEFS 2013 - Meio do ano) Até a metade do século XX, uma importante crença filosófica dos fisicalistas era que um fenômeno tinha de ser reduzido aos seus menores componentes para que se alcançasse sua completa explicação. Isso era interpretado, em geral, como uma afirmação de que a explicação só poderia ser alcançada no mais baixo nível de organização. Tal conclusão era particularmente perturbadora para biólogos, porque nos níveis mais baixos de organização tal redução abandonava a biologia e lidava apenas com fenômenos físicos. (MAYR, 2013).
Um dos motivos que justificam a dificuldade dos biólogos em aceitar os conceitos difundidos pelos fisicalistas é de que
as propriedades biológicas emergentes resultam da interação das partes componentes dos níveis de organização inferiores na formação do nível superior acima.
a explicação dos fenômenos biológicos só pode ser alcançada apenas nos níveis elementares de sua estrutura organizacional.
a soma das partes componentes expressam as características que estarão presentes no todo organizacional.
os seres vivos não apresentam, na sua estrutura, níveis considerados básicos na formação de seus padrões organizacionais mais complexos, como queriam fazer acreditar os fisicalistas
os fenômenos físicos são capazes de explicar apenas os processos biológicos mais complexos dentro da organização dos seres vivos