(UEFS 2013 - Meio do ano) Pacientes diabéticos podem controlar sua doença seguindo consistentemente a dieta prescrita, tomando medicação como ordenado, comendo em horários regulares e seguindo um programa regular de exercícios. [...] A chegada do medidor de bolso de teste de glicose no sangue permitiu ao paciente diabético realizar um controle mais rigoroso da doença. As pessoas que tomam injeções de insulina estão sujeitas a episódios de hipoglicemia, ou seja, de taxa baixa de açúcar no sangue. [...] A maioria da insulina em uso atualmente é um tipo “humano” produzida por bactérias por meio da engenharia genética. (COHEN; WOOD, 2002, p. 216-7).
A partir das informações do texto e do conhecimento pertinente ao quadro clínico de um paciente diabético, é correto afirmar:
Pacientes diabéticos apresentam um quadro clínico que favorece a ocorrência de episódios hipoglicêmicos com uma relativa frequência
A insulina apresenta um poder hiperglicemiante, ao favorecer a entrada de glicose nas células para serem utilizadas nos processos biológicos de transformação de energia
A atividade física estimula a um maior consumo glicêmico, principalmente em células musculares, colaborando com a manutenção de níveis considerados aceitáveis de glicemia no corpo de indivíduos portadores de diabetes.
Os populares medidores de bolso testam a quantidade de insulina presente no sangue, o que permite ter um controle mais eficiente do diabetes.
Como o diabetes não possui cura, qualquer tratamento realizado apresenta um efeito limitado na capacidade desse tipo de paciente de manter a sua taxa glicêmica em níveis considerados normais.