(UEFS 2013 - Meio do ano) Charles Darwin contribuiu com muitos dos conceitos sobre os quais se apoia o paradigma da biologia moderna. Alguns permaneceram controversos por um longo período e ainda sofrem oposição de certos evolucionistas. Um entendimento completo da autonomia da biologia, portanto, não é possível sem uma análise do darwinismo. Com efeito, a biologia moderna é, em larga medida, conceitualmente darwiniana. (MAYR, 2013).
A revolução darwiniana influenciou decisivamente em uma nova compreensão da biologia, dentre outros motivos, porque
mostrou a importância do DNA como molécula responsável pela hereditariedade presente nos seres vivos.
reconheceu uma historicidade nas ciências biológicas ao considerar a importância do processo evolutivo, através da ação da seleção natural, nas modificações dos seres vivos ao longo do tempo.
identificou a importância do ambiente como um decisivo fator evolutivo através dos clássicos experimentos com as ervilhas-de-cheiro.
revelou a existência da seleção natural que produz modificações nos seres vivos para que se tornem mais aptos ao ambiente em que vivem.
utilizou conceitos deterministas para explicar a preservação dos organismos mais fortes em detrimentos daqueles que, por mutação, nasceram menos aptos à sobrevivência.