(UFU - 2015 - 2a FASE)
Considere o depoimento a seguir.
Tenho uma filha, de sete anos e, ao chegar em casa depois da conversa sobre os índios, resolvi olhar o caderno dela para ver o que a professora havia feito no dia 19 de abril. Fiquei surpresa quando vi a folha de xérox colada no caderno dela, com uma figura de índio numa oca, de arco e flecha, no meio de árvores, e escrito „para colorir‟, e mais abaixo, em letras grandes, „19 de abril: Dia do Índio!‟ Parece que eu havia voltado no tempo. Era só uma imagem, mas fiquei pensando que é esse o índio que ficará guardado na memória das crianças, como ficou na minha, aquele homem sorrindo, nu, que vive com os animais e mora em uma oca. (Marta, Pedagogia).
BONIN, Iara Tatiana. Narrativas sobre diferença indígena: como se produz um “lugar de índio” no contexto escolar. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 89, n. 222, p. 312-324, maio/ago. 2008.
A) Identifique, a partir do relato acima, três exemplos de uma perspectiva etnocêntrica utilizada para caracterizar os povos indígenas brasileiros.
B) Aponte dois procedimentos capazes de eliminar visões etnocêntricas acerca da condição dos povos indígenas brasileiros.