(UNESP - 2016 - 1a fase)
Nenhum dos filmes que vi, e me divertiram tanto, me ajudou a compreender o labirinto da psicologia humana como os romances de Dostoievski – ou os mecanismos da vida social como os livros de Tolstói e de Balzac, ou os abismos e os pontos altos que podem coexistir no ser humano, como me ensinaram as sagas literárias de um Thomas Mann, um Faulkner, um Kafka, um Joyce ou um Proust. As ficções apresentadas nas telas são intensas por seu imediatismo e efêmeras por seus resultados. Prendem-nos e nos desencarceram quase de imediato, mas das ficções literárias nos tornamos prisioneiros pela vida toda. Ao menos é o que acontece comigo, porque, sem elas, para o bem ou para o mal, eu não seria como sou, não acreditaria no que acredito nem teria as dúvidas e as certezas que me fazem viver.
Mario Vargas Llosa. “Dinossauros em tempos difíceis”. www.valinor.com.br. O Estado de S. Paulo, 1996. Adaptado.
Segundo o autor, sobre cinema e literatura é correto afirmar que
a ficção literária é considerada qualitativamente superior devido a seu maior elitismo intelectual.
suas diferenças estão relacionadas, sobretudo, às modalidades de público que visam atingir.
as obras literárias desencadeiam processos intelectualmente e esteticamente formativos.
a escrita literária apresenta maior afinidade com os padrões da sociedade do espetáculo.
as duas formas de arte mobilizam processos mentais imediatos e limitados ao entretenimento.