(UNESP - 2016/2 - 1a fase)
O plano da Mattel de lançar uma boneca Hello Barbie conectada por Wi-Fi é uma grave violação da privacidade de crianças e famílias. A boneca usa um microfone embutido para captar tudo o que a criança diz a ela e tudo o que é dito por qualquer um ao alcance do microfone. Essas conversas serão transmitidas para servidores em nuvem para armazenamento e análise pela empresa. A Mattel diz que “aprenderá tudo o que as crianças gostam e não gostam” e “enviará dados” de volta às crianças, transmitidos via alto-falante embutido na boneca.
(Susan Linn. “Agente Barbie”. O Estado de S.Paulo, 22.03.2015. Adaptado.)
Sob aspectos filosóficos e éticos, o produto descrito apresenta como implicação
questionar estereótipos hegemônicos no campo da estética e do gênero.
valorizar aspectos positivos da inteligência artificial.
garantir a separação entre esfera pública e esfera privada na infância.
prejudicar o desenvolvimento cognitivo e intelectual da criança.
introduzir ferramentas de marketing no universo infantil.