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Disciplina

(UNESP - 2016/2 - 1a fase)A utilizao de fantasia p

Sociologia | cultura | indústria cultural | cultura de massa
UNESP 2016UNESP FilosofiaTurma ENEM Kuadro

(UNESP - 2016/2 - 1a fase) 

A utilização de fantasia pelo sistema de crença que reafirma o capitalismo ocorre a partir do consenso popular que é realizado por meio da conquista, pelos assalariados, de bens simbólicos, de expectativas e de interesses. Assim sendo, o sistema de crença no consumo não opera sobre programas concretos e imediatos, mas sim a partir de imagens criadas pela publicidade e pela propaganda, que são fomentadas exclusivamente pela base econômica da sociedade; daí a permanente busca de realização econômica como sinônimo de todas as outras realizações ou satisfações. Por isso é que nos roteiros de cenas a comunicação sempre espelha a positividade. Não há dor, nem crueldade, nem conflito, nem injustiça, nem infelicidade, nem miséria. A seleção e associação de signos são trabalhadas para nem de longe sugerir dúvidas no sistema de crença no consumo. O jovem rebelde é bonito, forte, penteado e vestido com grife divulgada; o belo casal transpira boas expectativas de vida no calor do forno de micro-ondas ou na certeza de um seguro de vida ou mediante uma assistência médica eficiente; uma supercriança lambe nos superdedos a margarina de uma família feliz.

                                                                             (Solange Bigal. O que é criação publicitária ou (O estético na publicidade), 1999. Adaptado.)

De acordo com o texto, no universo publicitário, a estética exerce sobretudo o papel de

A

denunciar as condições opressivas de vida existentes no capitalismo.

B

criticar os mecanismos de sedução exercidos pela indústria cultural.

C

veicular imagens de caráter ideológico manipuladoras do desejo

D

efetivar processos formadores do senso crítico sobre a realidade.

E

questionar os estereótipos hegemônicos na sociedade de classes.