(UFU - 2020 - 1ª FASE) O espaço da cultura letrada, por muitos séculos vedado às mulheres do ocidente em geral, tornou-se ainda mais fechado para as mulheres negras, pois incidiu sobre elas um duplo silenciamento, pelo gênero e pela escravização. Ao longo de A cor púrpura, de Alice Walker, o letramento feminino coloca-se como questão central, pois justifica ficcionalmente a própria escrita da obra.
A respeito da relação da mulher com a língua escrita em A cor púrpura, assinale a alternativa INCORRETA.
O esforço de Celie para que Nettie adquira educação escolar e o esforço de Nettie para alfabetizar Celie em casa fortalece ainda mais o elo de amizade entre as irmãs.
A escrita para Celie e Nettie não tem apenas intenção informativa, é muito mais um exercício reflexivo do qual decorre muito do amadurecimento pessoal de ambas.
Ao representar a escrita de Celie, preservando sua linguagem quase oral, Alice Walker teve a intenção de dar lugar central às vozes mais marginalizadas pelo racismo e sexismo.
Por meio de cartas dedicadas a Deus, Celie resistiu aos momentos de maior solidão. À medida que estabelece novas amizades e amores, ela deixa de escrever.