(UFU - 2020)
A obra A cor púrpura, de Alice Walker é formatada como um romance epistolar, gênero cujo apogeu na literatura ocidental ocorreu na passagem do século XVIII para o século XIX, época em que a prática da troca de cartas estava no centro da cultura letrada europeia, em processo de plena expansão colonial. Além das cartas oficiais e das cartas amorosas, o romance epistolar também se inspirava na então frequente correspondência entre homens da elite cultural, visando tratar-se de questões existenciais, religiosas, políticas e filosóficas. Tendo em vista essa propriedade formal do texto, faça o que se pede.
A) Sabendo-se da origem do discurso epistolar, discorra sobre o modo pelo qual A cor púrpura ressignifica o gênero, mantendo algumas de suas características originais e alterando outras.
B) Há diversos emissores e destinatários das cartas que formam A cor púrpura, identifique cada um deles e explicite a ordem em que aparecem no romance, comentando o modo pelo qual o início, o meio e o fim da ação se desenrola a partir dessas diferentes correspondências.