(UFU - 2020)
O texto abaixo é o excerto final da penúltima cena do terceiro ato de A moratória, de Jorge Andrade:
LUCÍLIA (Primeiro Plano) - Papai onde foi? Ele também soube?
HELENA (Primeiro Plano) - Não. Saiu daqui para se encontrar com você e Olímpio. (Joaquim volta à sala no Segundo Plano e pega o galho de jabuticabeira que havia esquecido em cima da mesa. Torna a sair, procurando não olhar nada. Depois que Joaquim sai, as luzes do Segundo Plano vão diminuindo pouco a pouco até a sala ficar escura).
ANDRADE, Jorge. A moratória. 4. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1975, p.181-182.
O galho de jabuticabeira indicado nessa cena está presente ao longo de toda a peça – seja carregado pelos personagens, seja no próprio cenário, colocado no “corte da parede imaginária que divide os dois planos [do palco], preso à parede como se fosse um enfeite” (ANDRADE, Jorge. A moratória. p. 22). Dada essa constância do objeto em cena, pode-se afirmar que se trata de uma metáfora cênica empregada pelo autor.
A partir dessas considerações, responda.
A) Baseando-se nas circunstâncias nas quais o galho de jabuticabeira surge em cena, discorra sobre o(s) sentido(s) que ele assume ao longo da peça.
B) Sabendo-se que uma das marcas características de A moratória é sua organização em dois planos de encenação, elabore um texto, justificando por que o galho de jabuticabeira está colocado ao centro do palco, na divisão imaginária que separa o primeiro plano e o segundo plano.