(UNESP - 2014/2 - 1a fase)
Os reality shows são hoje para a classe mais abastada e intelectualizada da sociedade o que as novelas eram assim que se popularizaram como produto de cultura massificada: sinônimo de mau gosto. Com uma maior aceitação das novelas na esfera dos críticos da mídia, o reality show segue agora como gênero televisivo mundial, transmitido em horário nobre, e principal símbolo da perda de qualidade do conteúdo televisivo na sociedade pós-moderna. Os reality shows personificam as novas formas de identificação dos sujeitos nas sociedades pós-modernas. Programas como o BBB são movidos pelas engrenagens de uma sociedade exibicionista e consumista, que se mantém vendendo ao mesmo tempo a proposta de que cada um pode sair do anonimato e conquistar facilmente fama e dinheiro.
(Sávia Lorena B. C. de Sousa. O reality show como objeto de reflexão cultural. observatoriodaimprensa.com.br)
Sobre a relação entre os meios de comunicação de massa e o público consumidor, é correto afirmar que:
a qualidade da programação da tv não é condicionada pelas demandas e desejos dos consumidores culturais.
o reality show é uma mercadoria cultural relacionada com processos emocionais de seu público.
os critérios estéticos independem do nível de autonomia intelectual dos consumidores.
no caso dos reality shows, a televisão estimula a capacidade de fruição estética do público consumidor.
os programadores priorizam aspectos formativos relegando o entretenimento a uma condição secundária.