ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UNESP - 2014/2 - 1a fase)Os reality shows so hoje

Sociologia | cultura | indústria cultural | cultura de massa
UNESP 2014UNESP SociologiaTurma ENEM Kuadro

(UNESP - 2014/2 - 1a fase)

Os reality shows são hoje para a classe mais abastada e intelectualizada da sociedade o que as novelas eram assim que se popularizaram como produto de cultura massificada: sinônimo de mau gosto. Com uma maior aceitação das novelas na esfera dos críticos da mídia, o reality show segue agora como gênero televisivo mundial, transmitido em horário nobre, e principal símbolo da perda de qualidade do conteúdo televisivo na sociedade pós-moderna. Os reality shows personificam as novas formas de identificação dos sujeitos nas sociedades pós-modernas. Programas como o BBB são movidos pelas engrenagens de uma sociedade exibicionista e consumista, que se mantém vendendo ao mesmo tempo a proposta de que cada um pode sair do anonimato e conquistar facilmente fama e dinheiro.

(Sávia Lorena B. C. de Sousa. O reality show como objeto de reflexão cultural. observatoriodaimprensa.com.br)

Sobre a relação entre os meios de comunicação de massa e o público consumidor, é correto afirmar que:

A

a qualidade da programação da tv não é condicionada pelas demandas e desejos dos consumidores culturais.

B

o reality show é uma mercadoria cultural relacionada com processos emocionais de seu público.

C

os critérios estéticos independem do nível de autonomia intelectual dos consumidores.

D

no caso dos reality shows, a televisão estimula a capacidade de fruição estética do público consumidor.

E

os programadores priorizam aspectos formativos relegando o entretenimento a uma condição secundária.