(UNESP - 2015/2 - 1ª FASE) A questão toma por base uma modinha de Domingos Caldas Barbosa (1740-1800).
Protestos a Arminda
Conheço muitas pastoras
Que beleza e graça têm,
Mas é uma só que eu amo
Só Arminda e mais ninguém.
Revolvam meu coração
Procurem meu peito bem,
Verão estar dentro dele
Só Arminda e mais ninguém.
De tantas, quantas belezas
Os meus ternos olhos veem,
Nenhuma outra me agrada
Só Arminda e mais ninguém.
Estes suspiros que eu solto
Vão buscar meu doce bem,
É causa dos meus suspiros
Só Arminda e mais ninguém.
Os segredos de meu peito
Guardá-los nele convém,
Guardá-los aonde os veja
Só Arminda e mais ninguém.
Não cuidem que a mim me importa
Parecer às outras bem,
Basta que de mim se agrade
Só Arminda e mais ninguém.
Não me alegra, ou me desgosta
Doutra o mimo, ou o desdém,
Satisfaz-me e me contenta
Só Arminda e mais ninguém.
Cantem os outros pastores
Outras pastoras também,
Que eu canto e cantarei sempre
Só Arminda e mais ninguém.
(Viola de Lereno, 1980.)
Sob o ponto de vista expressivo, a repetição do último verso de todas as estrofes tem a função de
enfatizar o grande afeto do eu lírico por Arminda.
assinalar o caráter inacessível de Arminda.
atribuir um tom fortemente lamentoso à modinha.
ironizar a distância do eu lírico em relação a Arminda.
insistir na ideia do amor como uma fantasia irrealizável.