(UNESP 2021 - 2ª fase)
Os meios de transporte e comunicação em massa, as mercadorias, casa, alimento e roupa, a produção irresistível da indústria de diversões e informação trazem consigo atitudes e hábitos prescritos, certas reações intelectuais e emocionais que prendem os consumidores mais ou menos agradavelmente aos produtores e, através destes, ao todo. Os produtos doutrinam e manipulam; […] E, ao ficarem esses produtos benéficos à disposição de maior número de indivíduos e de classes sociais, a doutrinação que eles portam deixa de ser publicidade; torna-se um estilo de vida.
(Herbert Marcuse. A ideologia da sociedade industrial: o homem unidimensional, 1973.)
Marcuse critica o modelo de produção da sociedade industrial, que, segundo o texto, se expressa na
manipulação, pela propaganda, de consumidores e produtores.
defesa, pela publicidade, de valores masculinos e patriarcais.
substituição da pureza do artesanato pela ganância da fábrica.
alienação do trabalhador provocada pelo trabalho fabril.
imposição cultural de hábitos e atitudes individuais.