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(UNESP 2021 - 2 fase)Quando se consideram para anl

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Geografia | Geografia Humana | A formação do meio natural ao meio TCI | A produção do espaço geográfico
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(UNESP 2021 - 2ª fase)

Quando se consideram para análise os lugares onde realizamos atividades corriqueiras, banais, do dia a dia, com os quais temos intimidade, as zonas de sombra do objeto não se revelam com facilidade, porque a própria evidência do aparente seduz tanto que obscurece nossa leitura, nosso entendimento do que está oculto, daquilo que é da mais profunda essência do objeto. Na sociedade urbanizada, os lugares onde se realizam as trocas de mercadorias parecem, hoje, especialmente afeitos a refletir luzes que, embora não ceguem, podem impedir-nos de ver com clareza do que realmente se trata.

(Silvana Maria Pintaudi. “O consumo do espaço de consumo”.
In: Márcio Piñon de Oliveira et al (orgs.).O Brasil,
a América Latina e o mundo,
2008.)

As intencionalidades dos objetos e os espaços de consumo tratados no excerto se relacionam, dentre outros fatores, com

A

a reprodução do capital e as estratégias de controle do mercado.

B

a acumulação de bens de produção e a revolução tecnológica nas indústrias.

C

a redistribuição de renda e a aplicação de técnicas do geomarketing.

D

o artifício da obsolescência programada e a função social da propriedade.

E

o superávit das balanças comerciais e as políticas de compartilhamento de produtos.